Regenerar App

NRG #03 - Superar a Inconsistência dos Hábitos

(Re)iniciar a sua jornada em direção a uma vida mais plena.

Neste artigo, vou partilhar algumas das estratégias que considero eficazes, algumas que utilizo, para superar a inconsistência dos hábitos e poder reiniciar a sua jornada em direção à vida mais alinhada com o que deseja.

Vou apresentar princípios práticos e passos concretos que ajudarão a cultivar hábitos sustentáveis e nutrir o seu processo de crescimento pessoal.

Mas afinal porque é que a maioria das pessoas falha?

Na minha experiência inclui pelo menos um ou vários destes factores.

Falta de Clareza e Direção: Existe uma vontade de mudança, mas que é acompanhada muitas vezes de incapacidade não só de definir com clareza o que se quer, mas do caminho para lá chegar. Quais são os passos a tomar? Decidir que se quer deitar todos os dias cedo é demasiado vago. Qual é o seu plano de ação? O que é cedo para si? O que vai fazer quando acaba de jantar até ao apagar da luz?

Medo do Compromisso: Um hábito implica escolhas e algumas podem ser desafiantes. Por exemplo, quando se tenta perder peso sabemos que vai ser um percurso de vários meses e isso requer compromisso com alguns princípios. Se para si pode ser assustador pode ajudar a não assumir tudo de uma só vez, mas iniciar este processo passo a passo, ao seu ritmo e segundo os seus recursos.

Dúvidas sobre o potencial de mudança real. Será que vou mesmo conseguir perder peso, ou comer saudável daqui a 6 meses? Surge aqui a dúvida se ao adoptar o hábito X ou Y se o que deseja se vai mesmo concretizar e criar a mudança que deseja. Isto acontece especialmente se o hábito que pretende criar é demasiado focado no resultado. Aqui a chegada toma a prioridade sobre a viagem, quando a jornada é o factor mais importante e aquilo que nos permite a adaptação na direcção de onde queremos chegar.

Preocupações Financeiras: Mudar de hábito pode requerer investimento para além do tempo, também dinheiro e pode ser para quem deseja mudar um desafio. Vale a pena reflectir se a mudança que deseja realizar é prioritária ou secundária. Quando é prioritária e o valor é uma questão pode sempre começar mais pequeno com menos recursos, mas que pouco a pouco criam a transformação que deseja.

Dificuldade em encontrar tempo no meio dos compromissos da vida: Falta de tempo, juntamente com os outros factores acima pode ser o primeiro desafio apontado, no entanto o "falta de tempo" reflete uma organização menos optima do processo e um plano pouco adaptado à sua condição que gera um gasto de tempo e energia desnecessários.

Como navegar então na nobre arte de criação de hábitos?

O Poder da Consistência: A inconsistência leva a contratempos e falta de progresso. Estabelecer uma rotina é essencial, por mais pequena que seja, por mais ínfima que pareça, o hábito tem de ter um papel regular/diário na sua vida. Este processo ajuda a criar adaptação e resiliência no percurso e também motivação. Se a implementação for demasiado exigente a nível de tempo e energia o abandono é quase certo. Lembre-se "small is beautiful".

Na alimentação: Introduza pequenas alterações, dê prioridade aos alimentos integrais, inclua pelo menos um alimento saudável no prato, mesmo que o resto pareça o Guernica do Picasso. Faça-o diariamente, o que não significa que tem que introduzir um alimento diferente todos os dias, mas experimente por exemplo cozinhar vegetais no vapor e experimente variações ao longo da semana, utilizando as combinações mais bem sucedidas antes de introduzir outros processos no seu laboratório.

No movimento: Descubra o poder dos pequenos momentos para si. Tem menos de cinco minutos, espreguice-se, feche os olhos e realize 5 respirações conscientes. Tem 5 minutos rode a anca ou dance uma música que lhe traga circulação e felicidade ao corpo. Faço-o várias vezes ao dia. Ganhe o gosto e curiosidade pelo movimento, até a vontade de criar algo mais complexo surgir.

Nos hábitos saudáveis: não inicie muitas mudanças ao mesmo tempo. Escolha uma mudança e foque-se neste processo. Um hábito sólido cria a base para outros que deseje criar no futuro. Por exemplo, se investir 30 dias a deitar-se cedo a disciplina que adquiriu aqui vai ajudar a trazer este tipo de mentalidade para, por exemplo, se necessita de criar disciplina suficiente para se mover mais ou alimentar-se de forma mais equilibrada.

Por último: Foque-se em quem deseja ser. Pensar em perder peso, embora possa ser para si essencial e prioritário, é bastante árido comparativamente se o seu foco for em ser mais saudável ou ser mais feliz. Esta visão mais ampla da vida suporta as suas escolhas não só alimentares ou de movimento, mas também relacionais, ideológicas levando a uma vida mais ampla e nutritiva por outras escolhas que vais realizando e vão suportando o que deseja atingir.

Lembre-se, o caminho para mudanças duradouras começa dando o primeiro passo em direção ao auto cuidado e crescimento pessoal, com uma pitada de coragem, visão, apoio da comunidade e também de compaixão por si, quando tem re-equacionar e de começar de novo.

Inicie sua jornada hoje, implementando ou inspirando-se nos princípios deste artigo e desbloqueie todo o seu potencial, para mais bem-estar e vitalidade.

Se gostaria de colocar este percurso em prática subscreva a Regenerar App sem qualquer compromisso durante 7 dias e receber apoio meu e da comunidade para iniciar ou fortalecer este percurso clique nesta ligação para começar.

 

Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho mais concreto e focado, fica o convite para que 

1. Conheça os nossos Cursos Regenerar

2. Experimente a nossa Regenerar App

3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado.

Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso programa de regeneração pessoal 

Entregue directamente na sua caixa de correio.