Regenerar App

Três aspectos a considerar para o alinhamento sazonal

Criar alinhamento sazonal pode ser comparado num automóvel ou bicicleta escolher a mudança certa dependendo do tipo de terreno.

Cada estação do ano contém característica individuais que quando queremos fazer uma optimização da nossa energia devemos respeitar.

Se sente que a sua energia vital passa por momentos desafiantes com o passar de cada estação, ou que existe uma ou outra estação que lhe causa mais dificuldades em se adaptar considere verificar os aspectos de alinhamento abaixo.

No Regenerar consideramos a importância de nos alinharmos com três aspectos para tirarmos o máximo potencial da nossa energia vital.

  1. Movimento: Apesar de algumas escolas de práticas de Fortalecimento Interno recomendarem o movimento X ou Y para cada estação, nas práticas que divulgamos consideramos mais importante dar a possibilidade ao praticante de aceder quais são os seus recursos no aqui e agora. E a partir daqui escolher um ou outro movimento que auxilie a criar um dia mais sustentável.

    Sim, na primavera ou no início do dia é importante alongar, mas se alguém estiver em tristeza profunda alongar pode não ser naquele momento o melhor para ela. A pessoa primeiro e depois a teoria e o exercício.

  2. Alimentação: Obedece a três princípios: Alimentos Sazonais, Locais e Orgânicos. Existe aquela pergunta retórica que coloca a questão: Escolheria um alimento Orgânico que tem de fazer milhares de quilómetros para chegar até a si ou um local com pesticidas. A nossa resposta no Regenerar é: Não escolhia nenhum deles, escolhia outro alimento que fosse de um produtor local que realizasse agricultura segundo os princípios naturais.

    Tal como as mudanças que têm de ser escolhidas para os diversos tipos de terreno, o combustível é a alimentação. A pergunta é esta: quais são os alimentos desta estação? pesquisar, fazer trabalho de campo e consumir. Quando um supermercado tem framboesas, morangos ou bananas quase todo o ano isso não é a fruta da época, mas sabendo a época podemos consumir se desejarmos estas frutas quando é o tempo delas.

    Fruta fora da época remete a um tipo de estação que não está presente. Por exemplo as bananas vêm de um país mais quente consumi-las no verão, se estivermos saudáveis, pode ser um forma de nos alinharmos com os países quentes, mas no inverno o gasto de processamento é maior, porque a banana arrefece e necessita de mais calor interno para ser metabolizada nas estações frias.

  3. Hábitos de vida: A hora que nos deitamos, quantidade de alimento que consumimos, a que horas fazemos a nossa última refeição a que hora acordamos, o tipo de interacção social, a nossa atitude mental perante cada período do ano, são algumas variáveis a ter em conta.

    Não existe o hábito certo que possa ser adoptado para toda a vida, sem necessitar de reorganização à medida que o ano desfila paciente e de forma consistente, trazendo-nos desafios e conquistas em cada dia que passa. Escutar e adaptar é essencial.

O processo de navegar com as variações sazonais, para além de benefícios que possam ser classificados como espirituais, de um maios alinhamento com o universo é também uma visão muito prática e terra-a-terra que nos permite gerir a nossa energia vital de forma concreta e eficaz.

Esta é uma arte que cria autonomia e empodera as nossas escolas, que como qualquer linguagem necessita de prática, mas passo a passo, vamos nos tornando melhores e estes três recursos que referi acabam por ser como abrir o frigorífico antes de realizar uma refeição.

Em que respondemos dia a dia - que movimento vou cozinhar hoje, que alimentos vou consumir e que hábitos podem condimentar a minha vida,

Obrigado pela vossa prática.

Lourenço de Azevedo.

Recursos adicionais:

Movimento: novo bloco de aulas regulares e avançadas para criar um alinhamento com o outono, escrevi também um artigo - Fortalecer a prática que pode ser acedido aqui e que está incluido na nossa agenda de actividades.

Alimentação: Temos vindo a reunir os Workshops da Marta que podem ser acedidos aqui. Desde cursos breves a cursos, mais robustos, para compreender o processo de seleção e confecção dos alimentos.

Hábitos: Para além do Livro Regenerar temos vindo a desenvolver desde 2022 a Mensalidade/Subscrição Regenerar, aqui pode ter acesso Receitas, Hábitos e Práticas desenhadas para acompanhar quem a subscreve durante as estações do ano.

Ciclos e uma compreensão mais profundo dos mesmos a um nível, pessoal, relacional e social recomendamos o curso do Ki das 9 estrelas.

Questões ou reflexões utilize a nossa ficha de contacto.

 

 

Widget is loading comments...


Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho mais concreto e focado, fica o convite para que 

1. Conheça os nossos Cursos Regenerar

2. Experimente a nossa Regenerar App

3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado.

Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso programa de regeneração pessoal 

Entregue directamente na sua caixa de correio.