Sentir ansiedade e stress não é normal
Tempo e leitura 3:30s
Em 2012 aluguei em Lisboa um local que aparentemente tinha potencial para ser das melhores casas que já vivi nesta cidade, para além da habitação ter as condições ideais para dar aulas em casa, estava num local privilegiado, perto de um supermercado biológico, central e perto do metro e autocarros.
No entanto, tinha um problema: Cada vez que o metro passava a casa vibrava. Subtil, mas estava lá, mesmo nos quartos.
Mas isso para mim não foi o que me fez ficar mais apreensivo, o mais apreensivo foi quando deixei de notar essa vibração.
O que significou que o meu sistema tinha-se adaptado é já não reparava na vibração. Passou a ser normal.
E isso é algo que me preocupa na vida em geral: Como algo disfuncional no início pode passar a ser algo normal nas nossas vidas apesar de poder estar a ser lesiva.
A mim disseram-me que ter asma era normal, porque o meu avô tinha, porque outras pessoas tinham e porque mesmo que não fosse normal havia medicação que fazia com que nem desse por isso e que passasse a ter uma vida normal.
Mas isso nunca foi normal para mim, mesmo quando a medicação funcionava como era esperado.
E por isso, a partir de certo momento, deixei de procurar soluções alternativas e passei para as integrativas.
Qual é a diferença?
Alternativa é como o nome indica algo que é alternativo, mas alternativo pode ser mudar de medicação, ou de médico ou de protocolo.
Sei isto porque eu e a minha mãe percorremos o espectro todo de alternativas que existiam na altura.
Foi preciso bater no fundo com 28 anos para perceber que tinha de parar com as alternativas e procurar uma solução integrativa: Aquela que integra corpo, respiração e mente.
E isso aconteceu porque até certa altura na minha vida eu pensava que a asma estava relacionada apenas com o corpo e depois descobri que também estava relacionada com a mente.
Mais tarde foi ao aprender como integrar corpo, respiração e mente que os sintomas desaparecerem e hoje tenho uma vida normal.
Encontro ainda hoje muitos pacientes, amigos e conhecidos a acreditar que a ansiedade, o stress e mesmo a depressão estão apenas relacionadas com a mente e que é apenas esta que tem de ser tratada e esquecer que a respiração e o corpo também têm um papel importante.
E é por isso o Chi Kung Terapêutico é tão querido para mim - porque é uma prática que unifica o corpo a respiração e a mente - e que foi com esta unificação que foi possível resgatar a minha saúde.
Hoje vou deixar aqui um exercício, que para além desta unificação, cria circulação, eliminação de toxinas e a mudança para um estado mais integrado e funcional. .
Chama-se Balançar os braços em frente ao corpo
Instruções:
- Tomar nota de numa palavra ou frase curta de como se sente agora.
- Praticar ao mesmo tempo que visualiza o vídeo que está neste artigo no topo da página 👆.
- Colocar um timer e fazer mais 3 a 5 minutos.
- Tomar nota de numa palavra ou frase curta de como se sente depois do exercício.
- Procurar diferenças.
Amanhã repetir o processo, pelo menos uma vez por dia, praticando entre 5 a 10 minutos já sem o vídeo.
N0 dia seguinte de novo.
Ao fim de 7 dias rever e reflectir o que foi escrevendo antes e depois dos exercícios e encontrar diferenças.
Em qualquer momento do processo, se tiver dúvidas, ou desejar partilhar o seu diário de prática, pode contactar-me pela ficha de contacto Regenerar.
Boas práticas e obrigado por escolher Regenerar connosco.
Criar um pano de prática para o ano inteiro com a minha ajuda
💪 Para fazer mais por si
Para aprofundar, tomar a rédea daquilo a que se vai adaptando e que não é normal criei um programa de imersão para gradualmente regressar a uma vida com mais vitalidade e bem estar. https://www.regenerar.pt/retiro-urbano-regenerar
#regenerar #artigo #recover #chikung #qigong
P.s. Se este artigo lhe trouxe valor, faço-lhe o convite para que partilhe com quem acha que pode beneficiar também desta informação.
Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho de fortalecimento passo a passo da sua imunidade de forma natural
1. Conheça os nossos Cursos Regenerar
2. Experimente a nossa Academia Regenerar
3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado sobre a sua imunidade
Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso guia de Regeneração Pessoal