Regenerar App

A universalidade do sono

A universalidade do sono

Categorias: 💤 Sono, ❤️ Hábitos, 🌱 Minimalismo.

Antes e hoje continuam a existir princípios que não mudaram significativamente com o passar dos tempos, em relação ao sono e o efeito e potencial sobre a nossa fisiologia.

  1. 😴 O sono perdido não se recupera. Já guardou artigos ou emails interessantes para ler mais tarde e esse momento ainda não aconteceu? - e se formos mesmo honestos não sabemos quando vai acontecer ou se vai acontecer? O sono é um processo diário com uma agenda própria que se não é realizada naquela noite, na próxima já existe uma outra agenda à espera de ser cumprida e que ignora a importância da anterior.
  2. 🕚 Uma hora antes da meia noite vale por duas. Voltando à agenda: O biorritmo do corpo está preparado para iniciar processos que se regulam pelos ciclos de luz e escuridão. A partir do momento em que o sol desce no horizonte o corpo entra em modo de descanso e receptividade, quanto mais este processo for suportado, o mais cedo possível, com sono, abrandar ou desconectar, mais se passa de um modo mais activo para um modo mais passivo e de regeneração. Depois da meia noite a agenda já é outra, porque o processo de limpeza e desintoxicação já devia ter começado. Tal como os programas das máquinas de lavar louça ou roupa, os mais rápidos têm consequências e apesar de serem mais práticos pela sua rapidez os resultado ficam são bastante diferentes dos programas mais longos.
  3. 💊 O sono é o anti-inflamatório mais barato do mercado. Quando entramos em repouso entramos num estado de regeneração. Se meditarmos, ou praticarmos Chi Kung este estado pode ser atingido, em parte, mas o sono é, para a maior parte de nós mortais, uma forma mais "profunda de meditação" em que a capacidade de reparação e regeneração são intensificadas e os marcadores de inflamação descem consideravelmente.

Se a vida humana durante o dia é a parte que está visível do iceberg, é a parte submersa que suporta aquilo que é visível.

E se as acções no visível são importantes porque nos ajudam a funcionar no mundo, estarmos, limpinhos, arrumados, bem alimentados e felizes, são as partes submersas que ajudam a criar qualidade de excelência nessa mesma visibilidade.

Boas práticas.🔆

 

 

Widget is loading comments...


Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho mais concreto e focado, fica o convite para que 

1. Conheça os nossos Cursos Regenerar

2. Experimente a nossa Regenerar App

3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado.

Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso programa de regeneração pessoal 

Entregue directamente na sua caixa de correio.