Quando às vezes me lembro que os mecânicos e os lojistas que ficam nos seus locais de trabalho, não só durante manhã mas também à a tarde, sentados de pernas cruzadas, tantos – como se as pernas fossem feitas para sentarmos-nos sobre e não para estar de pé e caminhar. Henry Thoreau.
Quando estudei Medicina Tradicional Chinesa, o edifício da escola situava-se no terceiro piso do Ateneu Comercial, um antigo palácio do final do Sec. XVI, situado na baixa da cidade de Lisboa.
Associada à escola, existia também uma clínica. Todas as tardes, esta clínica estava aberta ao público, para consultas e tratamentos de Medicina Tradicional Chinesa.
O facto de estar situada num terceiro andar à antiga, que significa algo muito semelhante a um quinto andar moderno, tornava-se para alguns pacientes desafiante. Pois por ser um edifício histórico, não tinha elevador.
Para alguns, era necessário querer mesmo iniciar um processo terapêutico e ter força de vontade, para numa primeira consulta disponibilizarem-se a subir até ao terceiro piso desta clínica.
Já no consultório, aqueles lances de escada, permitiam fazer uma pergunta aparente informal mas importante, para todo o processo de diagnóstico:
“Como foi para si subir as escadas?”
A resposta era determinante, no sentido de avaliar a Energia Vital do paciente.
Um dos sintomas que pode definir a vitalidade de um indivíduo é o cansaço nas pernas, especialmente quando sobe escadas.
Alguns paciente definiam como um cansaço interno nos ossos, ou na parte de trás, ou frente da perna. Estes sintomas acentuavam-se com o final do dia, ou em períodos de trabalho mais intenso.
Esta parte do corpo na Medicina Tradicional Chinesa, está relacionadas com os Rins e como dizem os clássicos, “As pernas são os pilares das costas”.
Os Rins, ainda segundo os chineses, são a origem da Energia Vital.
Falta de força nas pernas, está relacionada assim com falta de vitalidade no chão pélvico, nas costas, nos intestinos e órgãos reprodutores.
A pergunta: “Como foi para si subir as escadas?” era colocada em todas as consultas seguintes e isso para o terapeuta, permitia-lhe avaliar a eficácia do tratamento.
Á medida que a energia do Rim ficava mais sólida, a subida tornava-se mais fácil e com menos esforço para o paciente.
Faço-lhe o convite para hoje suba as escadas do seu prédio e do escritório onde trabalha – pelo menos cinco andares, que evite as escadas rolantes do metro e utilize as escadas alternativas.
Observe em si estas três reacções que podem ajudar este diagnóstico:
Quando leu esta proposta:
O conjunto que inclui os pés, as pernas e as coxas são uma estrutura extremamente complexa. A falta de contacto correcto dos pés com a Terra e um alinhamento estrutural inadequado, podem levar a alterações posturais, falta de firmeza no andar, falta de equilíbrio, quedas e insuficiência circulatória.
Na Medicina Tradicional Chinese, pode manifesta-se também como irritação excessiva, agitação mental, desordens menstruais, bloqueio da circulação da Energia Vital no abdómen inferior e nas costas.
Estas condições podem ser ainda agravadas, quando permanece demasiado tempo de pé, na posição sentada, ou deitada.
Nas prática de Fortalecimento Interno, as pernas são a raiz do ser humano e todas imagens que possam ser relacionadas com uma raiz fraca, ou uma raiz estável, remetem-se também a todo o potencial e possibilidades que os membros inferiores lhe têm para oferecer.
Uma raiz fraca corresponde a pernas débeis e menos vitalidade.
Uma raiz forte a pernas com mais vitalidade.
Assim, com este programa de aulas vão ser estudados e praticados exercícios que lhe permitem compreender como pode fortalecer e flexibilizar as suas pernas, unificando-as com as restantes partes do corpo.
Quando activadas de acordo com a estrutura individual de cada praticante, as pernas podem fornecer a raiz para se mover com a estabilidade necessária nos desafios e caminhadas que a vida lhe propõe.
Simultaneamente, este novo conjunto de aulas, permite-lhe criar um plano de estudos ao seu ritmo, com diversos níveis de desafio.
Para que possa desenvolver hábitos regulares e consistentes, ao mesmo tempo que leva estas práticas para o seu dia a dia.
Em cada curso exploro um tema diferente, para que os vários aspectos da sua vida possam ser beneficiados.
Começa amanhã
50% Complete
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.