Tudo pode mudar com uma respiração

Esta este artigo divulga o Workshop que vou realizar em Lisboa no dia 1 e 2 de Nvembro, outras datas estão prevsitas para Braga e Leiria, em breve serão divulgdadas.
Dois meses antes dos exames nacionais, comecei a trabalhar com um estudante adolescente que, como muitos, sofria de stress e ansiedade.
Não por não saber a matéria — mas por não saber regular as suas emoções.
O Mário — vamos chamar-lhe assim — no ano anterior tinha tido notas abaixo do esperado.
No 12.º ano, precisava mesmo de tirar boas classificações para realizar o seu sonho: entrar na Faculdade de Medicina.
Acordámos que o mais simples seria trabalhar a respiração.
Durante dois meses, praticou vários exercícios respiratórios, treinava com áudios à noite para ter um sono mais tranquilo e procurava respeitar apenas um princípio quando estava acordado: respirar, sempre que possível, pelo nariz durante o dia.
Quando chegou o dia do exame, não sei quem estava mais nervoso — se ele, se eu.
Liguei-lhe depois do exame. E encontrei o Mário estava optimista: “Lembrei-me de respirar pelo nariz nos momentos‑chave”, disse-me, “e acho que já não vou à segunda fase.”
Semanas depois, saíram as classificações.
E sabem que mais? O Mário teve a nota necessária para entrar em Medicina.
Não sei quem ficou mais contente — se ele, se eu.
Pequenos hábitos podem transformar vidas.
Como o Mário escrevia na sua reflexão final sobre este processo:
“Obrigado pela experiência e pelos hábitos que vou manter para o resto da vida.”
Se o futuro do Mário é fácil de imaginar, pois vai abraçar a profissão que sonhou, para nós, quem sabe, talvez um dia ele nos salve a vida… ou a vida de alguém que amamos.
E, numa visão progressista, imaginem as possibilidades que um futuro médico, que experienciou por si práticas que lhe transformaram a vida, poderá trazer, ficando com uma bagagem adicional para além da medicação ou de outros processos mais invasivos.
E tudo começou com uma respiração consciente.
Talvez porque tenha vivido um processo de asma durante mais de 28 anos, casos que envolvem a respiração sensibilizam-me profundamente, porque percebo agora, mais de 25 anos depois, que a respiração é uma das portas de entrada mais eficazes quando queremos começar e não temos energia suficiente para criar transformações saudáveis na nossa vida.
Por isso, vou estar em Lisboa nos dias 1 e 2 de Novembro para um workshop que utiliza o Chi Kung em conjunto com a respiração, para que postura e movimento, quando combinados, possam criar recursos simples mas valiosos que poderá utilizar no seu dia a dia.
E se tiver dúvidas utilize a minha ficha de contacto.
Saber mais sobre o Workshop de Respiração Consciente
Respostas