Parar, Respirar, Celebrar
Há três anos atrás, no último fim de semana de Setembro ou primeiro de Outubro, eu e o Filipe Maia, que é um psicólogo que exerce em Braga, realizámos aquilo que definimos como as caminhadas conscientes.
O princípio é simples: começar o dia com Chi Kung e Respiração Consciente, parar durante a caminhada para praticar de forma breve e depois, no final do dia, existe uma sessão orientada pelo Filipe para partilhar o caminho numa perspectiva não apenas de Santiago, mas da relação profunda que existe entre caminhar e a vida, e de como este reconhecimento pode levar a verdadeiras epifanias não só durante o caminho, mas também depois.
Durante estas quatro edições partilho convosco quais os elementos que retiro que para mim são fundamentais.
Parar
Para vos ser franco, este é o meu pior momento para parar. Estava com a divulgação do curso de Autonomia Digital com a Ana Fragoso na recta final, tinha terminado o curso de Transição Sazonal e queria dar mais apoio aos alunos, queria preparar o mês de Outubro... queria...
Mas por isso mesmo, no meio do caos que pode ser ser-se um Solopreneur, é vital para mim estes dias de desconexão. Tenho uma teoria, já antiga, que me diz que se não criamos condições para parar, a vida vem dar uma ajuda a fazê-lo, e aí frequentemente é muito mais abrupto e muito mais complicado. Escolher voluntariamente parar, mesmo quando aparentemente a cabeça nos diz que não, eu proponho-me a ir e proponho-me a dar esse passo em vez de esperar que a vida o faça por mim.
Respirar

Passamos cerca de 6 horas no mínimo a caminhar e, se caminhar é visto como um dos exercícios físicos perfeitos, eu tenho uma opinião talvez um pouco diferente: apesar de ser excelente para o sistema cardiovascular, a nível motor é muito limitado, pois o acto de andar traz muito pouca variabilidade ao sistema. Uma perna avança, a outra avança, assim cerca de 30.000 vezes por dia, quando se caminha em direcção a Santiago.
Por outro lado, caminhar traz aqui a possibilidade, sendo um mantra que se repete nesses dias milhares de vezes, de adicionar a respiração consciente como prática acessória que traz benefícios para quem caminha.
- Respirar pela boca aumenta a formação de ácido láctico no sistema resultando em mais desconforto muscular no final do dia e no dia a seguir.
- Respirar sem ser profundamente reduz a circulação venosa para as pernas.
- Respirar rapidamente, hiper ventilar, faz com que o oxigénio que está a circular não seja libertado para os tecidos e cérebro.
Habitualmente o ser humano tem o desafio de integrara estes três aspectos, respiração nasal, profunda e lenta e quando isto acontece acontece também magia.
Respirar pelo nariz tornou-se o mantra desta caminhada, tal como pode ser também o mantra que pode iniciar no aqui e agora onde se encontra a ler este artigo.
Celebrar

Celebrar traz a capacidade de fechar ciclos. Depois do caminho, depois da caminhada, vou habitualmente para uma floresta encantada perto de Santiago, com uns bungalows incríveis, para fazer a transição antes de voltar a casa e à minha rotina.
No entanto, não é necessário fazer o caminho de Santiago. Pode ser no final do dia, onde nos permitimos parar em algum momento para celebrar algo que nos tenha feito feliz, uma pausa sagrada que nos lembra da importância do reconhecimento, não apenas do que fiz, mas daquilo que usufruí ou completei durante o dia.
Se não usufruímos das pequenas pausas durante o dia, mais dificilmente vamos usufruir das grandes.
Se a próxima caminhada vai ser a 3 de Outubro de 2026, estes três momentos podem ser, de forma formal ou informal, aquilo que podem ser os momentos mais importantes do seu dia:
- Parar, mesmo quando tudo nos diz que não, mas internamente sentimos que é vital.
- Respirar, utilizando as nossas 20.000 vezes que respiramos da forma o mais nutritiva possível.
- Celebrar, a refeição, aquele abraço, aquele sol que nos aqueceu ou simplesmente o facto de estarmos vivos com capacidade de servir os que mais amamos.
Se quer viver estes três momentos num fim de semana, vou estar em Lisboa para um workshop de Respiração Consciente.
Vai ser no dia 1, Sábado à tarde, e 2, Domingo de manhã, de Novembro.
Condições especiais para inscrições até dia 24 de Outubro.
Até para a semana.
Lourenço de Azevedo
Saber mais sobre este workshop.
Respostas