Regenerar App

NRG #05 - Construindo harmonia familiar quando o seu estilo de vida saudável não é compreendido

Ou, como superar desafios familiares e sociais abraçando a sua aspiração de criar hábitos saudáveis

Este artigo explora o tema dos desafios familiares e sociais que são encontrados ao tentar adotar hábitos saudáveis num ambiente que não suporta as nossas intenções.

Vou aprofundar estratégias práticas e insights que podem ajudar a navegar por estes obstáculos e estabelecer um estilo de vida mais saudável.

A adoção de hábitos saudáveis é vital para o bem-estar geral, mas pode ser especialmente difícil quando se enfrenta resistência ou falta de apoio dos círculos familiares e sociais mais próximos.

Portanto, entender como superar esses desafios é fundamental para alcançar equílibrio a longo prazo na sua jornada de bem-estar.

Este artigo segue na sequência de já ter observado e experienciado que mesmo frente a um contínuo ceticismo e resistência do círculo relacional mais próximo, é possível revolucionar a sua saúde e eventualmente inspirar aqueles ao seu redor a fazer o mesmo.

Aprenda a comunicar com empatia e autenticidade para poder transmitir os seus objetivos e necessidades à sua família e amigos, promovendo assim a compreensão e o apoio. É importante sublinhar que não está ali para mudar ninguém, mas a sua mudança está relacionada com uma busca pessoal de bem estar e de que aceitar a sua mudança, não inclui nenhum tipo de concessão ou alteração por parte das pessoas com quem se relaciona. É o seu processo, é o seu caminho. Da sua parte deve respeitar as escolhas das pessoas com quem convive, expressando apenas as suas necessidades sem procurar doutrinar ou descrever os benefícios do que faz como a salvação para o mundo, é assim mais fácil obter respeito e mesmo apoio. As relações mais duradouras são aquelas que incluem o elemento de respeito e autenticidade, é um dos factores mais poderosos para criar polaridade.

Abrace uma vida pelo exemplo: Provavelmente a sua vontade de mudar aconteceu porque sentiu curiosidade e inspiração a iniciar esse processo. Mudamos por várias razões, por sobrevivência, por medo, por obrigação, por inspiração ou curiosidade. Foque-se nestas duas últimas inspirando ou despertando curiosidade através das suas ações. Inspire aqueles ao seu redor pelos pratos que cozinha, pela felicidade que irradia, pelo seus hábitos pessoais ou pela sua capacidade de responder a dúvidas e questões de forma autêntica, concisa e paciente.

Procure apoio de pessoas com ideias semelhantes: Não está só neste caminho, existem outras pessoas na mesma jornada que está a abraçar. Procure em páginas, comunidades online ou podcasts. Aqui pode encontrar indivíduos com anos de experiência. Porque ja passaram pelo que está a passar podem dar-lhe conselhos e sugestões para lidar com os desafios que vai encontrando. Do seu lado poderá também pela sua experiência e partilha, mesmo que básica, dos seus desafios e conquistas participar também no desenvolvimento de outros elementos destas comunidades. Ao longo destes mais de 25 anos de implementação de hábitos tenho observado que aquilo que é básico para nós, quando partilhado, pode ser uma verdadeira pérola para os outros.

Pratique auto-compaixão: Trate-se bem ao longo deste processo, conheça os seus limites e os dos outros e lembre-se de que a mudança requer tempo, e espaço. Para mim é totalmente ilusório acreditar que podemos mudar alguém dizendo-lhe que deve fazer algo que achamos que é o melhor para nós. Mas podemos mudar o mundo se o que fazemos inspirar e despertar curiosidade. Este é frequente o veículo mais poderoso. Este pode ser um processo longo, por isso celebre pequenas vitórias para fortalecer a sua auto motivação e aprenda com os contratempos que vão surgindo.

Pratique aceitação por aquilo que não pode mudar: Nós não podemos mudar os factores meteorológicos e o mesmo acontece com o ecossistema das pessoas e amigos que convivemos. Há uns anos um músico e poeta português foi diagnosticado com cancro e procurou a ajuda de alguém conceituado para o ajudar na alimentação. No fim da consulta disse: "Não quero, vai-me dar muito trabalho". Decisões como estas têm de ser respeitadas, embora sei que se for alguém próximo nos traga um aperto enorme no coração. A nossa escolha de uma alimentação mais saudável não nos torna diferentes nem melhores como seres humanos do que quem escolhe uma vida menos saudável. O que pode diferenciar é capacidade que ambos têm de aceitar as escolhas de ambas as partes sem violência, com compaixão e comunicando de forma o mais autêntica possível. É isso que no final vai trazer harmonia ao processo, a possibilidade de aprendizagem e inter ajuda de ambas as partes. Uma vez alguém disse a um monge budista: "Se toda a gente fosse obrigada a meditar o mundo seria diferente", ao que ele respondeu: "Sim, seria diferente, seria uma ditadura".

Navegar em ambientes que não suportam as suas escolhas pode ser desafiante e cada um dos princípios acima são um mundo vasto de possibilidades.

Fica o convite para que escolha um e só um destes princípios e aplique-o diariamente até sentir que o que está a realizar faz sentir-se bem na sua pele, mas também os outros, com quem convive, quando na sua proximidade se sentem confortáveis com as escolhas pessoais que fazem.

Dar os primeiros passos para abraçar um estilo de vida mais saudável, apesar dos desafios ao seu redor é uma das motivações que me levaram a criar o evento que vou realizar dia 27,28 e 29 de Setembro, das 21 às 22h, um conjunto de aulas sobre hábitos saudáveis e nutrição profunda. Ao inscrever-se é lhe dado acesso a uma comunidade onde pode partilhar e receber orientação sobre o seu percurso de desenvolvimento. Inscreva-se aqui.

Juntos, podemos superar desafios e criar uma mudança positiva e duradoura nas nossas vidas.

Partilhe abaixo quais os desafios que está a encontrar na sua vida sobre este tema.

 

Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho mais concreto e focado, fica o convite para que 

1. Conheça os nossos Cursos Regenerar

2. Experimente a nossa Regenerar App

3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado.

Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso programa de regeneração pessoal 

Entregue directamente na sua caixa de correio.