Regenerar App

Stress e sustentabilidade pessoal

Apesar de o stress ser a caixa mais comum para aquilo que numa sociedade industrializada o Homem moderno padece, este é um factor intrínseco à vida. Por exemplo, neste momento, todos os seus orgãos com mais ou menos stress estão a tentar manter o seu organismo vivo, níveis de açúcar, equilíbrio, hormonas, orientação especial, e isso acontece quer se tenha deitado ontem depois de um dia saudável e equilibrado quer se tenha deitado hoje depois de uma noitada épica.

Nós com o Projecto Regenerar não somos imunes a isso, temos todos os desafios de uma conjuntura familiar, temos contas para pagar, uma empresa para gerir, alunos e pacientes para acompanhar e que mesmo vivendo no campo e num ambiente que pode ser considerado idílico temos também diariamente de estar atentos à dosagem e regulação de estímulos que o sistema nervoso está sujeito.

Ao longo destes mais de 20 anos, tenho desenvolvido alguns princípios que me ajudam a navegar estes dias e a reduzir a minha quantidade de activação do meu sistema.

Estes princípios, criam vários Oasis de Quietude, que se tornam essenciais em períodos mais áridos, em que o Fazer está maioritariamente mais presente.

Partilho convosco, o meu programa pessoal de gestão de stress para períodos desafiantes:

Deitar cedo. Se possível antes das 23h, o ideal às 22:30. Pela quantidade de decisões que são necessárias tomar, um bom sono, ajuda-me a ter uma mente mais clara e relaxada no dia seguinte. Uma mente inflamada pensa de forma mais dispersa e menos panorâmica, um bom sono continua a ser o anti-inflamatório mais barato do mercado.

Treinar, treinar e treinar. Quando me deito cedo, é fácil levantar-me entre as 6:30 e 7h da manhã. Isso permite-me desenvolver algum tipo de prática. Esse treino, inclui práticas muito simples, procuro afinar a tensão e o relaxamento, a quietude e o movimento, fortalecer os meus pontos fracos e flexibilizar os meus pontos fortes. Às vezes saio directamente da cama para a almofada de meditação - esse é frequentemente um dos meus aquecimentos preferidos. Com o tempo e com a família tenho aprendido que mesmo 5 minutos podem fazer a diferença, utilizando uma prática breve, e que não devem ser desperdiçados.

Pequenos almoços, almoços e jantares. O pequeno almoço é habitualmente mais nutritivo. Se me espera um dia de aulas, entre o pequeno almoço e o almoço podem decorrer cinco horas. Os almoços são mais leves e os jantares mais leves ainda - não gosto de me deitar com a digestão para fazer e como a qualidade de sono, é um dos aspectos que valorizo no meu dia a dia, tenho compreendido que a quantidade de comida à noite, é inversamente proporcional à qualidade do sono. Ultimamente há dias que não tomo o pequeno almoço, apenas chá ou água morna, e nesses dias sem dúvida a mente encontra-se mais clara, focada e criativa.

Desconexão (quase) total, As minhas melhores ideias, surgem nestes períodos em que desligo totalmente, e tenho apreciado e tomado o gosto cada mais mais pelo "fazer nada", ou trabalhar em tarefas maus físicas. A utilização dos meios digitais está associada a muitos factores, muitos deles enraizados na nossa psique. Houve tempos em que bloqueava o meu computador quando não queria ter acesso às distrações que ai existem, até comprei e instalei várias aplicações que me evitavam de aceder aos conteúdos ou sites que consultava mais. Percebi depois de algumas tentativas e erros que este tipo de gadgets, no meu caso, não funcionam, a mente humana é demasiado criativa e desenvolve facilmente outras formas de procrastinação, no meu caso também, ainda mais poderosas.

Manter o espaço arrumado e funcional à minha volta. Ajuda-me a ter uma mente mais clara. À partida, poderá parecer uma perca de tempo, lidar com o básico, especialmente quando existem muitas tarefas pendentes. Mas essas pausas no fluxo de trabalho, são onde frequentemente encontro as respostas para o que me preocupa.

Delegar o que consigo. Muito deste trabalho inclui decisões muito pessoais, mas alguns pormenores, embora pequenos, quando acumulados, podem fazer a diferença quando são direccionados para além das minhas decisões. Desde há três anos que temos alguém que faz parte da equipa Regenerar e que nos ajuda, para uma micro-micro empresa não é fácil tomar esta opção, mas três anos depois achamos que foi das melhores decisões que tomamos. Ajudou-nos a perceber que não somos insubstituíveis, que delegar é também uma forma de partilha.

Pequenas comemorações e criação de situações em que me deixe cuidar. Estas são boas alturas para cortar o cabelo, decidir tomar um chá com alguém que já não vejo à algum tempo, almoçar ou jantar fora esporadicamente. Essas actividades, ajudam-me a quebrar este ciclo de pensamento do Fazer e simplesmente Estar no momento.

Tomar contacto com a natureza, ou simplesmente estar num local onde podemos usufruir da paisagem. Isto parece ridículo quando vivemos no meio do campo, mas se não temos atenção podem passar dias que estamos por casa tão imersos que não usufruímos daquilo que está ali, na rua à nossa espera.

Desligar o computador e os afazeres pelo menos uma hora antes de dormir. Existem períodos que nem sempre é possível que isso aconteça. E assumir isso também me relaxa. Mas noto grande diferença na qualidade do sono, quando essa hora antes de dormir é sagrada.

Comemorar de forma especial quando é encerrado um evento ou promoção. Um jantar, um almoço, uma massagem, um dia de desconexão, ou simplesmente um dia calmo por casa ao nosso ritmo. Celebrar ajuda a fazer o “reset”, é como chegar ao cimo da montanha e permitir-me apreciar a vista.

Alimentação sustentável: Quanto mais refinada, gordurosa, processada e química é a alimentação, mais carga e mais stress vai criar no nosso organismo, que depois se reflecte na qualidade do movimento físico e mental.

Quem se dedica ao ensino, quem tem uma empresa, quem tem uma família, quem vive, sabe que é algo artístico. Praticar qualquer arte, requer persistência e resiliência. Diariamente. Não existe muitas voltas a dar aqui. É um músculo que se treina - dia após dia. Esse percurso, está longe de ser uma corrida de 100 metros, é mais semelhante a uma ultra maratona.

É um privilégio, quando existe a possibilidade (e também bênção), de correr essa ultra maratona todos os dias. Mas só faz sentido se, durante esse percurso, me permitir percorre-la ao meu ritmo, criando espaço e tempo para fazer este percurso de forma mais criativo se sustentável possível.

Sim, o stress está lá, faz parte da vida humana. O próprio acto de estar na posição vertical cria stress no organismo, no entanto podemos em vez de nos deixarmos esmagar pelas diversas forças da gravidade, que existem na complexa existência pessoal de cada um de nós, podemos, em complemento, criar soluções criativas que pela identificação desses variados "stresses" podemos permitem abraça-los e fazer desse acto e dessa convivência um caminho de crescimento.

Boas práticas

 

Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho mais concreto e focado, fica o convite para que 

1. Conheça os nossos Cursos Regenerar

2. Experimente a nossa Regenerar App

3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado.

Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso programa de regeneração pessoal 

Entregue directamente na sua caixa de correio.