Academia Regenerar

Qual o seu tipo de imunidade?

A imunidade pode ser como uma fortaleza

A nossa Imunidade é o reflexo da nossa vitalidade e a nossa vitalidade o reflexo de como nos adaptamos ao ecossistema onde habitamos. 

Se para alguns de nós os sistema imunitário é algo mais estável, para outros é um factor de stress e preocupação pela sua instabilidade e constante imprevisibilidade.

Para ajudar a avaliar o estado da sua imunidade vou analisa-la sobre a sua função principal:

Dar-nos resiliência e proteger-nos como se fosse uma habitação. E existem vários tipos de habitação que podemos construir para nos protegermos.

1. A Cabana

A cabana representa um sistema imunitário fraco. Esta cabana é rapidamente montada, mas carece de força e robustez para se proteger eficazmente contra ameaças externas. Se está neste estado é provável que seja vulnerável a doenças e infeções, tal como uma frágil cabana e está suscetível a condições meteorológicas adversas.

Quem vive na cabana, por falta de tempo e energia apoia-se facilmente em dicas, a expectativa da pílula mágica. O suplemento pontual sem continuidade, sem um trabalho consistente associado. Esta relacionado com frequência com uma dieta deficitária, falta de exercícios ou exercício demasiado extenuante e hábitos de vida em que a rotina não existe.

A cabana cria um estado de insegurança constante e frustração por falta de recursos para ultrapassar este estado.

2. A Tenda

Uma tenda significa um nível moderado de imunidade, mais forte e mais confiável do que uma cabana.

Está mais capaz para lidar com fatores externos de stress, mas ainda precisa ser fortificada para uma proteção ideal.

Por exemplo, uma tenda pode suportar bem uma das estações do ano, como as estações mais secas mas ter dificuldade nas estações mais húmidas o frias.

Quem vive na tenda observa alguns factores da sua dieta e hábitos de movimento, mas a sua consistência não é a adequada. Pode ser alguém que por exemplo tem um bom pequeno almoço, mas depois o almoço ou jantar é caótico. Que faz exercício físico ao fim de semana mas depois não se consegue organizar para dar continuidade durante a semana.

A tenda apesar de ser mais sólida falha ainda em abarcar a diversidade da vida.

3 .A Casa

Uma casa bem construída representa um sistema imunológico forte, robusto e bem mantido. Oferece excelente proteção contra uma ampla gama agentes patogénicos e desafios à saúde.

Quem vive na casa sabe como cuidar da sua imunidade, o que não quer dizer que não se adoeça, mas facilmente encontra soluções e uma compreensão de porque adoeceu.

Existe aqui um nível importante de estratégias de autocuidado, alimentação e eventualmente suplementação.

Tal como uma casa em que é importante cuidar do jardim e ter atenção de manutenção às várias estações do ano existe uma visão das adaptações que são necessárias, para cada uma das estações do ano ou da vida.

Este é um marco pessoal no processo de criação de imunidade.

4. A fortaleza

Este é o pico da imunidade. A diferença entre a casa e a fortaleza são estes três aspectos.

  1. Capacidade de criar uma estratégia de fortalecimento imunitário, a logo prazo. A alimentação e os hábitos têm uma visão com um horizonte temporal maior. Por exemplo existem pessoas que deixam de beber álcool ou a consumir algum alimento em quantidades que para eles consideram nocivas a partir de certa idade, a pensar na preservação dos orgãos a longo prazo.
  2. Têm a capacidade de nutrir pela sua experiência, e tal como a fortaleza acolhe outras pessoas, existe de quem vive na fortaleza a capacidade de orientar ou guiar outros na sua caminhada para o fortalecimento da sua imunidade.
  3. Procuram um estado de autonomia o mais possível baseado na sua capacidade interna de regeneração, em vez de confiar tanto nos factores externos para fortalecer a sua imunidade.

Mas a viagem não acaba aqui:

A fortaleza corre o risco de estagnar nas suas crenças se não forem feitas actualizações a estas mesmas.

Por exemplo alguém neste nível poderá querer testar outros climas, outras situações físicas ou emocionais, onde a diversidade, força de vontade e adaptabilidade são maiores e mais desafiantes.

Por exemplo o córtex cingulado anterior médio (aMCC) é um cortex que é desenvolvido em situações em que a que a força de vontade e persistência estão envolvidas - está associado também à prevenção da diminuição do desempenho cognitivo relacionada com a idade, é encontrado em estado mais desenvolvido em centenários das blue zones

Independentemente de que tipo de construção vive neste momento vou realizar quatro palestras de descoberta com recursos que lhe permitem recuperar ou fortalecer a sua imunidade, a casa onde habita. Pode saber mais aqui.

 

Se gostaria passar das sugestões dos nossos artigos para um caminho de fortalecimento passo a passo da sua imunidade de forma natural

1. Conheça os nossos Cursos Regenerar

2. Experimente a nossa Academia Regenerar

3. Realize uma consulta connosco, para um trabalho aprofundado e personalizado sobre a sua imunidade

Junte-se a 3K+ subscritores que recebem a nossa newsletter semanal e que ao subscrever acedem imediatamente ao nosso guia de Regeneração Pessoal