Regenerar App

#041 - Miguel Gandara - Astrologia e Desenvolvimento Humano

Na entrevista com Miguel Gandara no podcast "Ser Sustentável", é apresentado o percurso do Miguel Gandara no desenvolvimento humano que começou no Instituto Macrobiótico de Portugal, onde despertou o seu interesse pela alimentação saudável.

Contudo, esta sua busca por conhecimento não se limitou apenas à área da alimentação e hábitos saudáveis, mas também ao desenvolvimento humano e pessoal.

Nesta entrevista, Miguel destaca a importância da individualidade nos relacionamentos, onde sublinha que muitas pessoas se dedicam exclusivamente aos filhos, ao relacionamentos amorosos ou aos pais, mas acabam por se sentir vazias mais tarde na vida. Para ele, a chave está em viver conscientemente e em buscar a própria individualidade.

As suas recomendações aos clientes não estão necessariamente ligadas à astrologia, a sua área de especialização, mas sim ao entendimento das necessidades individuais de cada pessoa que pode passar também pela alimentação ou direcionar para outros especialistas onde pode realizar um trabalho complementar,

E que se ainda existe o preconceito de que os astrólogos não têm conhecimento suficiente, que é uma "coisa" demasiado esotérica e pouco científica, por outro lado é também inspirador observar pessoas humildes, muitas vezes de idade mais avançada, interessadas em saber mais sobre si e o seu propósito, e a fazer grandes transformações nas suas vidas.

Nesta conversa é referido o papel do mapa astrológico uma consulta que, para ele, representa o potencial de cada indivíduo e se vivermos de acordo com esse potencial, seremos felizes.

Outro ponto abordado na entrevista é o estado de esgotamento que muitas pessoas vivem actualmente atualmente. O Miguel acredita que a pandemia já não pode ser usada como desculpa e que é necessário fazer o trabalho interno e enfrentar os desafios. No entanto, como ele próprio se define como um cético, enfatiza sempre a importância de questionar, duvidar e analisar e incentiva os seus clientes a não acreditarem apenas no que ele diz, mas a verificar por si mesmos.

Um outro ponto importante que foi abordado foi a vocaçaçb onde se destaca a importância de descobrir a vocação desde cedo e menciona um caso recente em que ajudou uma jovem a decidir qual escola frequentar, com o apoio dos pais. Para Miguel Gandara, é um trabalho que o fascina o de ajudar os jovens a encontrar o seu caminho e a se alinharem internamente, pois acredita que, se soubermos qual é o nosso caminho, metade da vida já está feita.E dai a importância de conhecer a relação que é possível estabelecer entre o mapa astral e a educação e e de ser vital entender que cada pessoa é única. Pois embora o mapa seja o mesmo, a educação pode ser diferente dependendo dos pais.

Isto levou-nos a questões de parentalidade, afirmando que é necessário olhar para a família e para temas não resolvidos para melhorar os relacionamentos amorosos. Ele sugere que os pais devem ter consultas com as crianças para melhor compreendê-las, uma vez que muitos pais desconhecem verdadeiramente as necessidades e desafios dos filhos.

Um ultimo tema que é inevitável, e porque a vida feita de ralações e interações, foram os relacionamentos, onde sublinha a importância de ouvir o outro numa relação, algo que muitas pessoas subestimam. Para ele, é surpreendente como algumas pessoas podem estar num relacionamento anos e anos sem realmente conhecerem o parceiro, focados apenas nas suas próprias necessidades.

Para mim esta foi uma entrevista extremamente inspiradora com o Miguel, onde ele oferece uma visão inspiradora sobre a individualidade, o autoconhecimento, a busca por um propósito na vida e a importância dos relacionamentos. As suas reflexões sobre astrologia, educação, parentalidade e a necessidade de desafiar as verdades absolutas convidam-nos a refletir sobre as nossas próprias vidas e a buscar o alinhamento interno.

Filho de pai professor de ciências e mãe professora de letras, o Miguel encontrou na Astrologia o casamento perfeito entre mundo exacto com o mundo interpretativo que já estava na sua educação.

Licenciado em Artes desde cedo dedicou-se ao desenvolvimento pessoal e colectivo. Passou por diversas escolas e abordagens nas quais o fio condutor foi sempre a curiosidade da descoberta dos mistérios do comportamento humano.

Na astrologia encontrou a forma mais fácil de chegar ao potencial do ser humano. A vertente evolutiva e de propósito de vida é o que mais o entusiasma. Como costuma dizer: “Se não estás feliz é porque não estás a viver algum aspecto do teu mapa!”

Podem saber mais sobre o trabalho do Miguel Gandara aqui:https://linktr.ee/hellogandara