Práticas de Fortalecimento Interno

Imunidade e Vitalidade 

Novembro 

10 aulas

Com Lourenço de Azevedo

"Forte é aquele que conquista os outros; Poderoso é aquele que se conquista a si mesmo." - Livro do Tao

Numa abordagem mais tradicional  a imunidade não está só relacionada com as doenças que possa contrair. A imunidade, é algo mais vasto, que mede a flexibilidade com que vive os desafios do seu dia a dia.

A Imunidade é colocada à prova, quando o seu espaço vital é invadido,

quer seja por agentes bacteriológicos, factores climatéricos, electrónicos, acontecimentos imprevistos ou ainda por outros seres humanos.

Na perspectiva oriental, imunidade é também se o seu automóvel é alvo com alguma frequência de batidas ou riscos. Se à entrada ou à saída dos transportes públicos sofre habitualmente empurrões ou amassos sem razão aparente. Se é frequente para si perder objectos, ser alvo de assaltos, agressões físicas ou verbais, ou encontrar-se muitas vezes sem saber como, na presença de vendedores porta a porta ou de vendas por telefone. É também abrir a caixa do correio e encontrar mais spam que mensagens, ou receber com frequência sms's com publicidade indesejada.

Estas invasões, sempre fizeram parte da história humana e na natureza existe sempre uma tensão constante, nem que seja a força da gravidade que se nos desafia a todo o momento a manter a posição vertical.

No entanto, se as forças externas chegam a um ponto em que sente que a sua Energia Vital pode estar a ser afectada - o que geralmente manifesta-se por cansaço, tensão ou irritação, então o seu sistema imune pode estar em desequilíbrio.

O sistema imune é enfraquecido por:

  • Poucas horas de sono
  • Multi tarefa
  • Alimentação caótica
  • Falta de tempo de qualidade, onde seja possível Estar em vez do constante Fazer
  • Relações pessoais ou laborais pouco nutritivas
  • Falta de movimento saudável
  • Ambientes desarrumados, caóticos e com pouca circulação de ar
  • Falta de contacto com ambientes naturais
  • Demasiadas horas na mesma posição, especialmente na posição deitada ou sentada

Desde 1999 que tenho vindo a utilizar as práticas de fortalecimento Interno como método preferencial de terapia, para quem procura soluções terapêutica personalizadas e a desenvolver programas de estudo, que permitem a quem neles participa ganhar autoridade e autonomia sobre o seu espaço, tempo e recursos. 

Este curso de 10 aulas permitem a quem participa estudar o sistema imunitário, utilizando as práticas de fortalecimento interno e hábitos saudáveis como linguagem.

Estas aulas destinam-se a  estudar o sistema imunitário e incluem material de estudo semanal, para permitir-lhe compreender e aplicar melhor este tema no seu dia a dia.

No final é possível reunir material suficiente para poder criar uma prática  à sua medida e mediante as suas necessidades individuais.

As aulas

Sobre este programa 

Cada sessão tem uma duração de 40 min. que lhe dão acesso a material que lhe vai permitir – independentemente do seu nível:

  • Fortalecer a sua prática, criando hábitos mais sólidos
  • Utilizar mais eficientemente, o tempo actual de prática
  • Conhecer técnicas, que pode utilizar para potenciar a sua energia vital
  • Solidificar ou aumentar o tempo actual de treino
  • Criar bases teóricas, que permitem compreender melhor a prática
  • Conhecer o seu corpo de uma forma mais integrada
  • Beneficiar, de todos os efeitos que o Chi Kung Terapêutico lhe pode oferecer
  • Fazer parte de uma comunidade, motivada em desenvolver os seus hábitos de prática.

Cada conjunto de aulas que desenvolvo, permite que reúna material necessário para que no final possa continuar a treinar autonomamente, ao seu ritmo e segundo os seus recursos.

A quem se destina?

Independentemente do seu nível, de conhecimentos sobre esta prática, o fortalecimento da Imunidade e da postura são temas universais. Este bloco de aulas está aberto a todos os interessados em iniciar, ou fortalecer a sua prática individual, no sentido de trazer mais vitalidade ao seu dia a dia.

Formato e horários

Aulas Zoom das 7:30 às 8:10 da manhã.

Dias 3, 5, 7*, 11, 13, 17, 19, 24, 26, 28*

* Estas aulas são realizadas ao sábado e têm a duração de 60 minutos.

As aulas são gravadas e todos os participantes terão acesso às mesmas durante e depois deste curso terminar. 

Para além dos vídeos é adicionado material de apoio para complementar este percurso. 

Contribuição - 60 Euros 

Participar

Professor

Lourenço de Azevedo

Iniciou os seus estudos em Medicina Tradicional Chinesa em 1998 e interessa-se pela área preventiva desta arte, nomeadamente a alimentação e o Chi Kung. o qual há mais de 20 anos que pratica e ensina.

É o fundador e coordenador dos Cursos de Chi Kung Terapêutico  e Instrutores do Instituto Macrobiotico de Portugal. É o autor do Livro Regenerar editado em 2016 pela editora Marcador sobre hábitos saudáveis fruto do que escreve desde 2008 no blogue do seu site regenerar.pt.

Vive em numa aldeia perto Braga com a sua família onde é possível explorara o conceito de sustentabilidade pessoal que integrada movimento, alimentação e natureza. 

Descubra, práticas de fortalecimento interno direcionadas para suportar a sua imunidade
Tenha acesso a material adicional para fortalecer e complementar o seu percurso
Crie hábitos e rotinas de prática regulares e consistentes mesmo após o final deste curso
Participar