Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico
Torne-se um Instrutor certificado na Arte do Cultivo da Energia Vital
Curso de Formação em Chi Kung Terapêutico
Em Braga
Início a 11 de Março de 2023
No ano de 2012 tomei a decisão de utilizar o Chi Kung e a Alimentação Natural como abordagens principais na minha prática terapêutica.
Embora ensinasse já desde 1999, este foi um momento importante para mim: permitiu-me focar a minha atenção maioritariamente nestas duas disciplinas.
Esta decisão foi baseada no meu percurso pessoal e de como esta busca me levou a uma autonomia considerável em termos de vitalidade – comparativamente com a que tinha quando em 1998 comecei a estudar Medicina Tradicional Chinesa.
Deste então tenho ensinado centenas de alunos a transportarem o Chi Kung para as suas vidas e para as salas de aulas.
Isso traduz-se na implementação da prática regular desta arte nas suas vidas, segundo os seus recursos pessoais de espaço e de tempo – onde quer que estejam e para onde quer que vão.
Com milhares de anos de experiência acumulados, a Medicina Chinesa tem como ponto forte a prevenção e a capacidade de ensinar o paciente a criar um percurso de regeneração e prevenção sustentável para o resto da sua vida.
Esta medicina não trata situações de emergência.
No entanto, sabe-se hoje que algumas das situações de emergência graves relacionadas com o aparelho circulatório, e problemas agudos causados pelo excesso de peso, podem ser prevenidas observando uma alimentação adequada e incluindo práticas diárias de movimento e relaxamento.
As quedas que levam pessoas com mais de 65 anos às urgências e que são hoje a causa número um de mortes a partir deste escalão etário, podem ser prevenidas com práticas como Chi Kung que fortalecem as pernas e consequentemente o equilíbrio – reduzindo consideravelmente as probabilidades de queda.
As infecções agudas, ansiedade ou agitação mental extrema, que requerem tratamento urgente ou medicação específica para tornar estes pacientes de novo funcionais, têm frequentemente na sua raiz um historial de hábitos de vida pouco nutritivos com excesso de trabalho, stress, alimentação caótica e falta de repouso adequado.
As patologias respiratórias, das quais sofri também durante mais de 28 anos, poderão em alguns casos com esta prática levar a uma melhoria significativa na qualidade de vida de quem as pratica, no meu caso deixei de utilizar inaladores e toda a medicação associada com uma asma crónica.
O Chi Kung juntamente com a alimentação têm sido as primeiras opções no que diz respeito à prevenção da saúde humana tradicionalmente há mais de 2000 anos.
Esta já é a terceira edição deste curso a primeira em 2016 foi projectada na China, durante a minha estadia, durante dois meses, nas imediações de Pequim. Onde o Chi Kung é utilizado para tratar os mais variados desequilíbrios, não existe a utilização de qualquer medicamento ou terapêutica – apenas alimentação “limpa” e seis horas de prática diária.
Depois da sua estadia os praticantes levam consigo não só recursos para prevenção e tratamento dos seus desequilíbrios, mas também uma melhor compreensão sobre o seu corpo e a sua mente.
Acredita-se que o mais importante não é a adição de mais, mas sim eliminar o excesso para que o corpo possa encontrar tempo e espaço para regenerar – segundo os recursos que tem disponíveis no momento presente.

Sobre este curso
O Curso de Instrutores de Chi Kung é um curso destinado a quem deseja ensinar esta arte.
Baseia-se na minha experiência de ensino em aulas e cursos desde 1999 e da experiência de co-criação do Curso de Instrutores de Chi Kung na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa em 2003.
Decorre durante três anos, cada ano com 8 fins-de-semana em regime de retiro de fim de semana para uma imersão profunda nesta prática.
Este curso inclui aulas regulares durante a duração do mesmo e estágio e acompanhamento do mesmo no 3º ano.
Para além das aulas presenciais, os participantes têm acesso a uma plataforma virtual de apoio ao estudo que inclui material exclusivo que permite um acompanhamento entre os seminários e que se destina a manter a motivação para a prática e para os hábitos saudáveis.
Todos os participantes tem ainda acesso à Subscrição Regenerar durante o período que estão a realizar este curso.

A minha experiência
O que me agrada na utilização do Chi Kung como prática terapêutica é a sua versatilidade na aplicação em todas as áreas da vida humana e em todos os seus possíveis contextos.
Desde 199 que me tem sido dada a oportunidade de ensinar praticamente todos os escalões etários – já dei aulas a alunos com 3 anos e o mais velho que já ensinei contava mais de noventa primaveras.
O Chi Kung tem sido uma prática que já foi integrada em profissões tão diversas e tão extremas que vão desde maratonistas de montanha, professores, hospedeiras, pilotos aviadores, advogados, CEO’s, bailarinos e coreógrafos, profissões relacionadas com a saúde, terapeutas de terapias várias, educadoras de infância, surfistas, desportistas, professores de yoga para crianças, pintores, escultores, administrativos, jornalistas, fabricantes de gelados, empregados de restauração, estudantes, artistas marciais, escritores, profissões de segurança pública – a lista é extensa e demonstra as possibilidades ilimitadas desta arte.
Cabe ao instrutor encontrar a universalidade daquilo que pratica e ensina e aplicar consoante o contexto necessário.
Este caminho não tem fim.
Encontro-me frequentemente no contexto da prática do Chi Kung a consultar livros de anatomia, história, massagem, geografia, culinária, medicina chinesa, diagnóstico ou equações matemáticas.
Havendo motivação e curiosidade por parte do instrutor, existe sem dúvida alguma a possibilidade de existir material de estudo para toda a sua vida.
Conheça o programa
O primeiro ano em detalhe
Módulo 1
Enraizar
16 e 17 de Março
(com Lourenço de Azevedo)
- Crie um contacto Efetivo com a Terra;
- Conheça a história do Chi Kung Terapêutico;
- Estude a sequência principal;
- Aprenda a criar o seu mapa de energia
- Saiba como desenvolver uma prática regular e consistente adaptada à sua condição;
- Estude a transformação Solo e as outras estações intermédia;
Módulo 2
Centrar
20 e 21 de Abril
(com Lourenço de Azevedo)
- Aprenda a cultivar um centro forte e flexível.
- Descubra a anatomia do centro.
- Relacione o seu centro com as emoções.
- Estude a transformação Árvore
- Conheça práticas específicas para regenerar na .primavera
Módulo 3
Nutrir
25 e 26 de Maio
(com Lourenço de Azevedo)
- Como adaptar a alimentação à prática
- Desenvolver autonomia
- A energética dos alimentos
- Estude a transformação Fogo
- Práticas específicas para regenerar no verão
Módulo 4
Respiração e Relaxamento
22 e 23 de Junho
(com Margarida Bettencourt)
- Práticas de Quietude
- A respiração no Chi Kung Terapêutico;
- Estudo da anatomia da respiração;
- Técnicas de relaxamento formais e informais;
- Auto exercícios e exercícios a pares com vista a criar sincronização com as forças originais da saúde; .
Módulo 5
Vitalidade e Imunidade
28 e 29 de Setembro
(com Lourenço de Azevedo)
- Estude das Seis direções e a sua aplicação na quietude e movimento
- Pratique exercícios de interação e fortalecimento da imunidade
- A imunidade com reflexo da totalidade da vida
- Introdução às situações de movimento
- Estudo das transformações Metal;
- Tratamentos e práticas específicas alinhadas com o Outono.
Módulo 6
Foco e Atenção
26 e 27 de Outubro
(com Ana Pedro)
- Continuação do estudo das seis direções na quietude e movimento
- Movimento e Foco
- Continuação do estudo da dança da saúde
- Práticas de atenção plena
Módulo 7
Fluxo e Integração
23 e 24 de Novembro
(com Lourenço de Azevedo)
- Encerramento do ciclo da sequência principal
- Introdução à prática dos círculos terapêuticos
- Estudo das transformações Água;
- Tratamentos e práticas específicas alinhadas com o Inverno.
Módulo 8
Retiro
31 Janeiro , 1 e 2 de Fevereiro
(com Lourenço de Azevedo)
- Aprofundamento da prática principal
- Revisão do material estudado
- Apresentação do trabalho final de curso
- Encerramento do primeiro ano
O Segundo Ano
Inclui um estudo mais detalhado das posturas e práticas relacionadas com o Zhan Zhuang Chi Kung e do sistema de 18 movimentos de Tai Chichi Kung – um sistema estudado para reequilibrar a Energia Vital por meio de movimentos suaves e contínuos.
Neste ano são introduzidos os temas do estudo dos meridianos, fisiologia energética, anatomia experimental, alimentação, psicologia oriental e diagnóstico prático adaptado ao Chi Kung Terapêutico.
Será dado um cuidado especial aos diversos métodos de preparação de aulas do ponto de vista dos três formadores principais deste curso.
O Terceiro ano
Este ano engloba para além da consolidação do material estudado no ano anterior, 50 horas de estágio.
Inclui também o estudo detalhado da aplicação do Chi Kung em vários contextos e condições específicas e a utilização desta arte no contexto da terapia individual.
Estudo da forma Xing Yi Nei Gong, uma forma com aplicações diversas e vocacionado, para além de uma utilização diária na utilização numa perspectiva de terapêutica de prescrição direcionada para os desequilíbrios mais comuns.
Estes módulos incluem um aprofundamento do diagnóstico, prescrição de Chi Kung e tratamentos caseiros.
Instrutores 1º Ano

Lourenço de Azevedo

Margarida Betencourt

Ana Pedro

A quem se destina
Porque a vontade de Regenerar é uma vontade universal e humana, este programa visa todos os participantes que queiram fortalecer a sua Energia Vital criando uma prática de Chi Kung Terapêutico regular e consistente adaptada às condições individuais de cada um, com vista a poderem transmitir esta prática como instrutores.
Destina-se também a terapeutas que queiram utilizar o Chi Kung Terapêutico para alinhar e fortalecer o seu estado energético e reunir conhecimentos que possam ser úteis quando integrados na sua prática clínica.
Nem todos os participantes que realizaram cursos comigo têm como vocação ensinar, alguns têm utilizado este curso para o seu próprio fortalecimento pessoal e aplicação no seu dia a dia.
Este programa permite-lhe
- Aprofundar e integrar o estudo de práticas que suportam e fortalecem da Energia Vital,
- Realizar um percurso de descoberta e regeneração pessoal.
- Experienciar os efeitos que o Chi Kung Terapêutico lhe pode oferecer, para que no futuro os possa transmitir;
- Complementar uma abordagem terapêutica previamente existente – como a Macrobiótica, Massagem, Coaching, Psicoterapia ou Medicina Tradicional Chinesa, entre outras, com exercícios que o/a podem beneficiar a si e aos seus pacientes;
- Tornar-se um Instrutor/Terapeuta utilizando o Chi Kung como prática principal ou complemento a uma outra prática existente
Saídas profissionais
Ao terminar os três anos de curso, mais de 550 horas, vai permitir que se inscreva na Associação de Chi Kung e Tai Chi Terapêutico APTCKTT – http://www.chikung-terapeutico.com/apcktt, o que lhe permite ensinar esta arte de acordo com os princípios do Chi Kung Terapêutico.
Com esta formação consideramos que o aluno esteja apto a ensinar Chi Kung Terapêutico e possa realizar aulas ou terapias tendo como base a utilização desta prática.
Certificação
Este curso cumpre o número de horas necessárias para se tornar sócio da Associação Profissional de Chi Kung e Taichi Terapêuticos (APCKTT) como Instrutor
Ao filiar-se na APCKTT o sócio obtém uma nº de identificação que o torna, segundo a lei, legítimo na prática de Chi Kung Terapêutico, distinguindo-o desta forma do praticante de Chi Kung Marcial.

Investimento
245 Euros por fim de semana em regime de retiro que inclui:
- Aulas
- Alojamento
- Refeições
As aulas são realizadas na Quinta da Costa, um local que reune as condições ideais de imersão que se alinha com as características desta prática.
Para além das aulas as refeições são disponibilizadas pelo Regenerar o que significa alimentação orgânica e sazonal.
O último fim de semana tem a duração de três dias e tem o valor de 340 euros.
Valor por ano lectivo é de 2055 Euros
Este valor inclui ainda
- Duas aulas presenciais ou online
- Regenerar APP (oferta, no valor de 200 Euros ano)
- Acesso a uma plataforma com material exclusivo de apoio à prática e onde é possível dar acompanhamento personalizado a cada aluno.
- No 3º ano inclui também o estágio tutelado necessário para completar esta formação
Este valor é pago 7 dias antes de cada fim de semana de retiro.
As aulas decorrem nos meses de Março, Abril, Maio, Junho, Setembro, Outubro, Novembro e Janeiro (retiro).
Esta configuração permite acompanhar as estações do ano e criar uma digestão adequada do material que vai ser apreendido.
Pré-Inscrições
Pagamento da totalidade do primeiro fim de semana de aulas
O número limite de alunos para este curso é de 24 participantes.
As pré inscrições realizadas até dia 31 de Dezembro têm acesso imediato à Regenerar App até Janeiro de 2025
Realizar a sua Pré-InscriçãoPalavras de quem já realizou este curso

Helena Cardoso
Tradutora
O curso de instrutores de Chi Kung é o começo de uma mudança. Para além dos princípios e da teoria, praticar durante vários fins-de-semana tem um efeito transformador. O curso de instrutores é uma viagem valiosa. Dá-nos o que só o tempo bem gasto pode dar.'

Rosalina Silva
Empresária / Consultora Macrobiótica
Aliando a teoria à prática e a um ambiente extraordinário no grupo que se formou, foi sem dúvida um prazer fazer o curso de Instrutores de Chi-Kung. É uma aprendizagem para vida e o prazer de o poder partilhar dá-lhe um valor inestimável.

Filipe Silva
Terapeuta / Instrutor
Os ensinamentos que foram partilhados ao longos dos 5 anos que fiz de formação, pelos professores do curso foi uma aprendizagem que levo para o resto da minha vida. Uso diariamente os ensinamentos para a minha pratica pessoal e através da partilha com o próximo dou continuidade ao que aprendi e vou aprendendo.

Carla Ferreira
Terapeuta / Instrutora
Fazer chikung é uma forma de me sentir bem comigo própria. Mesmo naqueles dias que acordo cansada e sem energia, após praticar chikung, sinto-me com mais energia, revigorada e com boa disposição.

Helena Ramirez
Coreografa / Instrutora
O curso de instrutor de Chi Kung foi uma aprendizagem que ainda hoje me acompanha. Deu-me consciência e abriu-me um grande potencial de desenvolvimento, tanto na minha profissão como na minha vida quotidiana.
O local de prática: Centro de Retiros Casa da Costa
Todas as aulas são realizadas neste mosteiro num regime de retiro, situado em Famalicão que reúne as condições de alojamento, alimentação e prática quer interna quer externa, para desenvolver um trabalho de imersão total e que permite também que estas aulas sejam uma experiência regenerativa para quem participa neste curso.
Este local fica a 7 minutos de Famalicão , facilmente acessível por taxi a partir da estação de caminhos e ferro ou estação de camionagem.
Parcerias
Em 2003 ui um dos fundadores do Curso de Instrutores de Chi Kung de Lisboa. Conhecendo a Paula Madeira e o restante grupo de docentes deste curso reconheço que é uma das escolas que não só tem realizado um trabalho exemplar na formação de Instrutores em Portugal, como continua a criar novas oportunidades de divulgação desta arte, uma escola de referência em Portugal para quem deseja ter uma formação de qualidade nesta área.

Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico
Torne-se um Instrutor certificado na Arte do Cultivo da Energia Vital
Curso de Formação em Chi Kung Terapêutico
Em Braga
-
Estude práticas que suportam e fortalecem da Energia Vital
-
Realize um percurso de descoberta e regeneração pessoal;
-
Experimente os efeitos que o Chi Kung Terapêutico lhe pode oferecer, para que no futuro os possa transmitir;
-
Estude uma prática tradicionalmente utilizada como um dos pilares da prevenção e suporte para regular situações crónicas.
-
Complemente uma abordagem terapêutica previamente existente – como a Macrobiótica, Massagem, Coaching, Psicoterapia ou Medicina Tradicional Chinesa, entre outras, com exercícios que o/a podem beneficiar a si e aos seus pacientes;
-
Torne-se um Instrutor utilizando o Chi Kung como prática principal ou complemento a uma outra prática existente;