Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico 

Torne-se um Instrutor certificado na Arte do Cultivo da Energia Vital

Curso de Formação em Chi Kung Terapêutico 

Em Braga 

Início a 15 de Março de 2024

No ano de 2012 tomei a decisão de utilizar o Chi Kung e a Alimentação Natural como abordagens principais na minha prática terapêutica.

Embora ensinasse já desde 1999, este foi um momento importante para mim: permitiu-me focar a minha atenção maioritariamente nestas duas disciplinas.

Esta decisão foi baseada no meu percurso pessoal e de como esta busca me levou a uma autonomia considerável em termos de vitalidade – comparativamente com a que tinha quando em 1998 comecei a estudar Medicina Tradicional Chinesa.

Deste então tenho ensinado centenas de alunos a transportarem o Chi Kung para as suas vidas e para as salas de aulas.

Isso traduz-se na implementação da prática regular desta arte nas suas vidas, segundo os seus recursos pessoais de espaço e de tempo – onde quer que estejam e para onde quer que vão.

Com milhares de anos de experiência acumulados, a Medicina Chinesa tem como ponto forte a prevenção e a capacidade de ensinar o paciente a criar um percurso de regeneração e prevenção sustentável para o resto da sua vida.

Esta medicina não trata situações de emergência.

No entanto, sabe-se hoje que algumas das situações de emergência graves relacionadas com o aparelho circulatório, e problemas agudos causados pelo excesso de peso, podem ser prevenidas observando uma alimentação adequada e incluindo práticas diárias de movimento e relaxamento.

As quedas que levam pessoas com mais de 65 anos às urgências e que são hoje a causa número um de mortes a partir deste escalão etário, podem ser prevenidas com práticas como Chi Kung que fortalecem as pernas e consequentemente o equilíbrio – reduzindo consideravelmente as probabilidades de queda.

As infecções agudas, ansiedade ou agitação mental extrema, que requerem tratamento urgente ou medicação específica para tornar estes pacientes de novo funcionais, têm frequentemente na sua raiz um historial de hábitos de vida pouco nutritivos com excesso de trabalho, stress, alimentação caótica e falta de repouso adequado.

As patologias respiratórias, das quais sofri também durante mais de 28 anos, poderão em alguns casos com esta prática levar a uma melhoria significativa na qualidade de vida de quem as pratica, no meu caso deixei de utilizar inaladores e toda a medicação associada com uma asma crónica. 

O Chi Kung juntamente com a alimentação têm sido as primeiras opções no que diz respeito à prevenção da saúde humana tradicionalmente há mais de 2000 anos.

Esta já é a terceira edição deste curso a primeira em 2016 foi projectada na China, durante a minha estadia, durante dois meses, nas imediações de Pequim. Onde o Chi Kung é utilizado para tratar os mais variados desequilíbrios, não existe a utilização de qualquer medicamento ou terapêutica – apenas alimentação “limpa” e seis horas de prática diária.

Depois da sua estadia os praticantes levam consigo não só recursos para prevenção e tratamento dos seus desequilíbrios, mas também uma melhor compreensão sobre o seu corpo e a sua mente.

Acredita-se que o mais importante não é a adição de mais, mas sim eliminar o excesso para que o corpo possa encontrar tempo e espaço para regenerar – segundo os recursos que tem disponíveis no momento presente.

O Curso de Instrutores de Chi Kung é um curso destinado a quem deseja ensinar esta arte.

Baseia-se na minha experiência de ensino em aulas e cursos desde 1999 e da experiência de co-criação do Curso de Instrutores de Chi Kung na Escola Superior  de Medicina Tradicional Chinesa em 2003.

Decorre durante três anos, cada ano com 8 fins-de-semana em regime de retiro de fim de semana para uma imersão profunda nesta prática. 

Porquê um retiro presencial uma vez por mês?

  • Os retiros destinam-se a uma imersão total, sem ruído, sem distrações onde cada praticante pode aprofundar a sua relação com a prática e consigo mesmo.
  • Permite um contacto comigo e com os outros professores deste curso de forma presencial o que permite realçar um ensino focado no praticante.
  • Os outros alunos que escolheram realizar este curso são essenciais para nos ajudarem a crescer neste processo. A minha experiência revela que a criação de uma comunidade de prática é essencial para o sucesso deste percurso. 

Conheça o programa 

O primeiro ano em detalhe

Onde assentam os 8 módulos deste curso? 

Os Princípios:

  1. A Prática Essencial Regenerar
    1. Desenvolvida por mim, esta sequência é a base para fortalecer e organizar a tua prática diária. São 5 exercícios fundamentais de mobilização, circulação, quietude, extensão e auto-massagem. Através desta prática vais:
      1. criar maior mobilidade nas articulações principais do corpo;
      2. aumentar a circulação sanguínea, linfática e micro circulção;
      3. melhorar a concentração e atenção plena através da prática da quietude;
      4. compreender os princípios e conceitos que são os alicerces ao ChiKung
  2. A Prática da Postura da Árvore (Zhan Zhuang Chi Kung)
    1. Ao longo dos séculos esta prática tem sido o segredo de monges, guerreiros e terapeutas para criar vitalidade, foco e resiliência física e emocional. Através da sua prática vais:
      1. obter uma compreensão profunda do sistema físico e energético do corpo;
      2. aumentar a tua vitalidade e níveis de energia;
      3. criar maior resiliência física e emocional
      4. aumentar a tua capacidade de foco e concentração
  3. As 8 Peças do Brocado (Ba Duan Jin)
    1. Desenvolvida no século XII, o seu objectivo principal era desenvolver guerreiro com a mente focada mas com um corpo flexível e adaptável. Através da sua prática vais:
      1. fortalecer e flexibilizar toda estrutura músculo-esquelética;
      2. desenvolver uma mente focada e um corpo flexivel;
      3. melhorar a circulação sangínea e o fluxo de energia
      4. melhorar a tua postura e alinhamento
  4. O Estudo das Estações do Ano e a teoria básica
    1. Embora possa parecer abstracta e desafiadora, a teoria da Medicina Chinesa ganha vida e clareza quando aplicada através da lente do ChiKung e da sabedoria das Estações do Ano. Desta forma é possível uma jornada profunda de exploração, onde teoria e prática se entrelaçam de forma inseparável. Assim, vais:
      1. obter uma maior compreensão da teoria através da experiência prática;
      2. explorar a Teoria dos 5 Elementos e a sua aplicação na vida quotidiana;
      3. ser capaz de reflectir sobre o passado e planear o futuro com base nas estações do ano e da vida
      4. integrar de forma harmoniosa, teoria e prática, para uma aprendizagem mais completa e significativa
  5. Práticas Complementares
    1. Incluem uma variedade de práticas adicionais que ampliam e enriqeucem cada um dos 8 módulos e abordagens conceptuais e filosóficas que oferecem uma nova perspectiva sobre onde estás e para onde vais na tua jornada de regeneração pessoal. Embora mencionada por último esta secção é o elo que une todas as outras, fortalecendo e dando sentido ao conjunto. Com as práticas complementares vais:
      1. criar uma maior literacia de movimento
      2. criar uma maior literacia coneptual
      3. obter um posicionamento mais claro em relação ao presente e futuro
      4. clareza na aplicação prática das aprendizagens na tua vida

O programa 

Módulo 1

Enraizar (Retiro 16 e 17 de Março)

com Lourenço de Azevedo

Neste módulo vais dar o primeiro passo na tua viagem de regeneração pessoal e focar em criar uma base sólida para as restantes etapas da viagem, descobrindo o poder de conectar com a Terra e voltar ao essencial.

Esta base irá permitir-te ultrapassar problemas comuns à vida dos tempos modernos: a desconexão com o presente e a falta de foco, a dificuldade em iniciar e manter uma prática consistente, a desorganização pessoal e a falta de aproveitamento do tempo.

Neste módulo vais:

  • Aprender os princípios e a história do ChiKung Terapêutico
  • Iniciar o teu treino na Prática Essencial para que possas, logo no primeiro retiro, conhecer uma forma que, embora simples é poderosa e a porta de entrada para a tua prática.
  • Fortalecer o teu sistema digestivo e aumentar a vitalidade pelo início da prática e estudodas Oito Peças do Brocado;
  • Organizar melhor o teu tempo, espaço e recursos, vivendo conscientemente cada estação intermédia e conhecendo a sua importância;
  • Aprender a criar e manter hábitos saudáveis de forma fácil e consistente através da descoberta da anatomia da criação de hábitos;
  • Iniciar o estudo do Livro Regenerar.

Módulo 2

Centrar (Retiro 20 e 21 de Abril)

com Lourenço de Azevedo

Este módulo irá capacitar-te a criar um centro forte e flexível para que te possas mover pelo mundo com Identidade e Presença, alinhando-te com as energias renovadoras da Primavera.

Neste módulo vais:

  • Criar um centro sólido e flexível para enfrentar os desafios da vida quotidiana com confiança;
  • Tornar o conceito de "estar no centro" tangível e aplicável ao teu dia a dia, através do estudo teórico, prático e anatómico deste conceito;
  • Personalizar a Prática Essencial para atender às tuas necessidades individuais, nutrindo assim tua jornada de regeneração pessoal.
  • Potencializar a desintoxicação do corpo para uma renovação completa na primavera, através da exploração das 8 Peças do Brocado
  • Aprender estratégias de prevenção e abordagens terapêuticas para a Primavera, através do estudo da transformação Madeira.

Módulo 3

Nutrir (Retiro 25 e 26 de Maio)

com Lourenço de Azevedo

Neste módulo vais compreender a importância da alimentação e da energia dos alimentos na prática de Chi Kung, integrando-os para uma vida mais integrada e harmoniosa, aproveitando para te alinhares com as energias expansivas do Verão.

Neste módulo vais:

  • Integrar a nutrição de forma consciente na tua prática, tornando-a mais eficaz e integrada na tua vida.
  • Entender a importância de reformular e reorganizar o teu treino segundo a tua condição, física, emocional e aspirações.
  • Enraizar o teu caminhar e eliminar calor tóxico dos órgãos, preparando-te para um verão mais pleno, através do estudo e prática de um movimento das 8 Peças do Brocado
  • Aprender estratégias de prevenção e abordagens terapêuticas para o Verão, através do estudo da transformação Fogo.

Módulo 4

Respiração e Relaxamento

(Retiro 22 e 23 de Junho)

com Margarida Bettencourt

Optimizar a respiração e aprender a relaxar on demand são elementos fundamentais no processo de regeneração.

Este módulo irá capacitar-te a integrar técnicas avançadas de quietude, respiração e relaxamento no teu dia a dia e na tua prática de Chi Kung que te permitirão despertar para novas dimensões da prática.

Neste módulo vais:

  • Criar novos níveis de integração do movimento na quietude e da quietude no movimento para uma prática mais profunda e significativa;
  • Explorar a dimensão anatómica e energética da respiração para elevar a tua prática a novos patamares de profundidade e integração;
  • Dominar técnicas de relaxamento que podem ser aplicadas em qualquer lugar, a qualquer momento.
  • Explorar técnicas avançadas que promovem a harmonia e o equilíbrio com as forças naturais do corpo e da mente.

Módulo 5

Vitalidade e Imunidade

(Retiro 28 e 29 de Setembro)

com Ana Pedro

À medida que progrides na tua prática e na tua viagem de Regeneração pessoal, os conceitos de movimento e quietude ficam mais integrados no teu Ser e na tua vida.

Chegando ao módulo 5 é o momento de dar o próximo passo, no desenvolvimento deste conceito e descobrir uma nova dimensão do Centro, através do estudo prático das Seis Direções.

Neste momento, surge a necessidade de saberes identificar e corrigir desequilíbrios energéticos na tua prática de ChiKung.

Neste módulo vais:

  • Aprender a integrar as Seis Direções para que tenhas uma presença mais enraizada e centrada nas tuas interações quotidianas;
  • Explorar práticas para fortalecer o teu sistema imunitário;
  • Aprender a identifique e corrigir deficiências e excessos na tua prática de ChiKung, tanto na quietude quanto no movimento, através dos Círculos de Energia

Módulo 6

Foco e Atenção

(Retiro 26 e 27 de Outubro)

com Lourenço de Azevedo

Chegando ao Módulo 6 surge a necessidade de te saberes preparar, física e emocionalmente, para o Outono e Inverno.

Neste momento da tua viagem, já caminhaste o suficiente para saber que por vezes, na tua prática e vida, há momentos de falta de clareza mental e emocional, bem como dificuldades em manter o foco e atenção.

Neste módulo vais:

  • Aprender a utilizar as Seis Direções para diagnóstico e auto diagnóstico, aprofundando a sua compreensão e prática.
  • Aprender técnicas de respiração que promovem a coerência entre o sistema respiratório e circulatório, e como as integrar com a prática dos Círculos de Energia para maior clareza mental e emocional.
  • Explorar movimentos que preparam o corpo para o outono, fortalecendo as pernas e expandindo a caixa torácica.
  • Aprender estratégias de prevenção e abordagens terapêuticas para o Outono, através do estudo da transformação Metal.

Módulo 7

Fluxo e Integração

(Retiro 23 e 24 de Novembro)

com Lourenço de Azevedo

Chegados a este módulo é momento para fechar os ciclos iniciados ao longo do curso e integrar toda a aprendizagem.

Irás obter uma visão panorâmica do processo de Regeneração que fizeste até agora e descobrir os recursos necessários para continuares esta viagem de transformação e regeneração pessoal.

Neste módulo vais:

  • Obter uma visão panorâmica e holísitca do processo de regeneração e identificar quais, das ferramentas que possuis, te podem continuar a ajudar como Ser único que és;
  • Aprender estratégias de prevenção e abordagens terapêuticas para o Inverno, através do estudo da transformação Água.

Módulo 8

Retiro e Encerramento do primeiro ano

(Retiro 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro)

com Lourenço de Azevedo

Nestes 3 dias de imersão que encerram o primeiro ano do curso, terás a oportunidade de reflectir sobre o caminho percorrido e planear uma visão mais sustentável do teu futuro.

Neste módulo vais:

  • Assimilar o conhecimento não apenas mentalmente, mas também no corpo, para torná-lo vivo e adaptável à diversidade da vida, através de uma revisão dos pontos mais importantes da tua viagem;
  • Inspirares-te pelas histórias dos outros participantes, partilhar as tuas próprias vivências, e celebrar as tuas conquistas;
  • Conhecer o programa do segundo ano e ter a oportunidade de continuar a construir uma Visão para a tua vida com base na regeneração criada ao longo do primeiro ano.

 

A minha experiência

O que me agrada na utilização do Chi Kung como prática terapêutica é a sua versatilidade na aplicação em todas as áreas da vida humana e em todos os seus possíveis contextos.

Desde 199 que me tem sido dada a oportunidade de ensinar praticamente todos os escalões etários – já dei aulas a alunos com 3 anos e o mais velho que já ensinei contava mais de noventa primaveras.

O Chi Kung tem sido uma prática que já foi integrada em profissões tão diversas e tão extremas que vão desde maratonistas de montanha, professores, hospedeiras, pilotos aviadores, advogados, CEO’s, bailarinos e coreógrafos, profissões relacionadas com a saúde, terapeutas de terapias várias, educadoras de infância, surfistas, desportistas, professores de yoga para crianças, pintores, escultores, administrativos, jornalistas, fabricantes de gelados, empregados de restauração, estudantes, artistas marciais, escritores, profissões de segurança pública – a lista é extensa e demonstra as possibilidades ilimitadas desta arte.

Cabe ao instrutor encontrar a universalidade daquilo que pratica e ensina e aplicar consoante o contexto necessário.

Este caminho não tem fim.

Encontro-me frequentemente no contexto da prática do Chi Kung a consultar livros de anatomia, história, massagem, geografia, culinária, medicina chinesa, diagnóstico ou equações matemáticas.

Havendo motivação e curiosidade por parte do instrutor, existe sem dúvida alguma a possibilidade de existir material de estudo para toda a sua vida.

Realizar a sua inscrição

Instrutores 1º Ano

Mentor do Curso

Lourenço de Azevedo

Margarida Betencourt

Ana Pedro

A quem se destina 

Porque a vontade de Regenerar é uma vontade universal e humana, este programa visa todos os participantes que queiram fortalecer a sua Energia Vital criando uma prática de Chi Kung Terapêutico regular e consistente adaptada às condições individuais de cada um, com vista a poderem transmitir esta prática como instrutores.

Destina-se também a terapeutas que queiram utilizar o Chi Kung Terapêutico para alinhar e fortalecer o seu estado energético e reunir conhecimentos que possam ser úteis quando integrados na sua prática clínica.

Nem todos os participantes que realizaram cursos comigo têm como vocação ensinar, alguns têm utilizado este curso para o seu próprio fortalecimento pessoal e aplicação no seu dia a dia.

Este programa permite-lhe

  • Aprofundar e integrar o estudo de práticas que suportam e fortalecem da Energia Vital,
  • Realizar um percurso de descoberta e regeneração pessoal.
  • Experienciar os efeitos que o Chi Kung Terapêutico lhe pode oferecer, para que no futuro os possa transmitir;
  • Complementar uma abordagem terapêutica previamente existente – como a Macrobiótica, Massagem, Coaching, Psicoterapia ou Medicina Tradicional Chinesa, entre outras, com exercícios que o/a podem beneficiar a si e aos seus pacientes;
  • Tornar-se um Instrutor/Terapeuta utilizando o Chi Kung como prática principal ou complemento a uma outra prática existente

Saídas profissionais

Ao terminar os três anos de curso, mais de 550 horas, vai permitir que se inscreva na Associação de Chi Kung e Tai Chi Terapêutico APTCKTT – http://www.chikung-terapeutico.com/apcktt, o que lhe permite ensinar esta arte de acordo com os princípios do Chi Kung Terapêutico.

Com esta formação consideramos que o aluno esteja apto a ensinar Chi Kung Terapêutico e possa realizar aulas ou terapias tendo como base a utilização desta prática.

Certificação

Este curso cumpre o número de horas necessárias para se tornar sócio da Associação Profissional de Chi Kung e Taichi Terapêuticos (APCKTT) como Instrutor

Ao filiar-se na APCKTT o sócio obtém uma nº de identificação que o torna, segundo a lei, legítimo na prática de Chi Kung Terapêutico, distinguindo-o desta forma do praticante de Chi Kung Marcial. 

Investimento 

O valor de cada retiro de 2 dias é de 290€ durante os primeiros 7 fins de semana Março, Abril, Maio, Junho, Setembro, Outubro e Novembro

O ultimo retiro porque são 3 dias o valor é de 420€ em Janeiro de 2025

O valor total deste curso é de 2450

Inscrição

Pagamento de 160€ dos 290€ referentes ao primeiro retiro, ficando a faltar o pagamento de 130€ que deve ser liquidados no fim de semana do retiro. 

Estes valores incluiem:

  • Aulas
  • Alojamento
  • Refeições 
  • Acesso a uma plataforma com material exclusivo de apoio à prática e onde é possível dar acompanhamento personalizado a cada aluno. 
  • O meu apoio incondicional para que este percurso seja o mais nutritivo e transformador possível.

As aulas são realizadas na Quinta da Costa, um local que reune as condições ideais de imersão que se alinha com as características desta prática. 

Para além das aulas as refeições são disponibilizadas pelo Regenerar o que significa alimentação orgânica e sazonal.  

Este valor inclui ainda

  • Duas aulas  online semanais 
  • Regenerar APP (oferta, no valor de 200 Euros ano) 
  • No 3º ano inclui também o estágio tutelado necessário para completar esta formação   

As aulas decorrem nos meses de Março, Abril, Maio, Junho, Setembro, Outubro, Novembro e Janeiro (retiro).

Esta configuração permite acompanhar as estações do ano e criar uma digestão adequada do material que vai ser apreendido.

Todos os anos os valores serão atualizados mediante o valor da inflação vigente e que faz aumentar também os custos para o nosso ecossistema de gastos. 

Realizar a sua inscrição

Palavras de quem já realizou este curso 

Helena Cardoso

Tradutora

O curso de instrutores de Chi Kung é o começo de uma mudança. Para além dos princípios e da teoria, praticar durante vários fins-de-semana tem um efeito transformador. O curso de instrutores é uma viagem valiosa. Dá-nos o que só o tempo bem gasto pode dar.'

Rosalina Silva 

Empresária / Consultora Macrobiótica 

Aliando a teoria à prática e a um ambiente extraordinário no grupo que se formou, foi sem dúvida um prazer fazer o curso de Instrutores de Chi-Kung. É uma aprendizagem para vida e o prazer de o poder partilhar dá-lhe um valor inestimável.

Filipe Silva 

Terapeuta / Instrutor

Os ensinamentos que foram partilhados ao longos dos 5 anos que fiz de formação, pelos professores do curso foi uma aprendizagem que levo para o resto da minha vida. Uso diariamente os ensinamentos para a minha pratica pessoal e através da partilha com o próximo dou continuidade ao que aprendi e vou aprendendo.

Carla Ferreira 

Terapeuta / Instrutora

Fazer chikung é uma forma de me sentir bem comigo própria. Mesmo naqueles dias que acordo cansada e sem energia, após praticar chikung, sinto-me com mais energia, revigorada e com boa disposição.

Helena Ramirez

Coreografa / Instrutora

O curso de instrutor de Chi Kung foi uma aprendizagem que ainda hoje me acompanha.  Deu-me consciência e abriu-me um grande potencial de desenvolvimento, tanto na minha profissão como na minha vida quotidiana. 

O local Retiro: Centro de Retiros Casa da Costa 

Todas as aulas são realizadas nesta quinta num regime de retiro.

Situada em Famalicão que reúne as condições de alojamento, alimentação e prática quer interna quer externa, para desenvolver um trabalho de imersão total e que permite também que estas aulas sejam uma experiência regenerativa para quem participa neste curso. 

Este local fica a 7  minutos de Famalicão , facilmente acessível por taxi a partir da estação de caminhos e ferro ou estação de camionagem. 

Localização Google Maps 

Parcerias

Em 2003 ui um dos fundadores do Curso de Instrutores de Chi Kung de Lisboa. Conhecendo a Paula Madeira e o restante grupo de docentes deste curso reconheço que é uma das escolas que não só tem realizado um trabalho exemplar na formação de Instrutores em Portugal, como continua a criar novas oportunidades de divulgação desta arte, uma escola de referência em Portugal para quem deseja ter uma formação de qualidade nesta área. 

Curso de Instrutores de Chi Kung Terapêutico 

Torne-se um Instrutor certificado na Arte do Cultivo da Energia Vital

Curso de Formação em Chi Kung Terapêutico 

Em Braga 

  • Estude práticas que suportam e fortalecem da Energia Vital

  • Realize um percurso de descoberta e regeneração pessoal;

  • Experimente os efeitos que o Chi Kung Terapêutico lhe pode oferecer, para que no futuro os possa transmitir;

  • Estude uma prática tradicionalmente utilizada como um dos pilares da prevenção e suporte para regular situações crónicas. 

  • Complemente uma abordagem terapêutica previamente existente – como a Macrobiótica, Massagem, Coaching, Psicoterapia ou Medicina Tradicional Chinesa, entre outras, com exercícios que o/a podem beneficiar a si e aos seus pacientes;

  • Torne-se um Instrutor utilizando o Chi Kung como prática principal como complemento a uma outra prática existente, ou como uma pratica de transformação pessoal. 

Início a 15 de Março de 2024

Curso com o número limite de 24 participantes

Realizar a sua inscrição

Perguntas mais frequentes

Parece que chegastes ao final da página!

Tens questões ?

Utiliza o nosso formulário de contacto para comunicar connosco